Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide

A Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide (SAF) constitui um distúrbio autoimune que altera coagulação do sangue, aumentando o risco de trombose arterial e venosa, além de complicações gestacionais nas mulheres, como abortos de repetição, perda fetal, eclâmpsia e prematuridade do bebê. Esta síndrome ocorre devido à produção anormal de anticorpos que são dosados no sangue através de exames laboratoriais específicos.
O diagnostico é realizado através das manifestações clínicas trombóticas ou gestacionais, associado a exames laboratoriais como a presença dos anticorpos antifosfolípides. Além disso, é importante afastar outras causas de trombofilias adquiridas e fatores de risco para o aumento da coagulação, como tabagismo, obesidade, alguns medicamentos, uso de estrógeno, entre outros.
O tratamento depende do tipo de manifestação clinica, mas consiste principalmente na administração de anticoagulantes (Ex: varfarina) e/ou antiagregantes plaquetários. O objetivo do tratamento é evitar novos episódios de tromboses e morbidades gestacionais nas mulheres. Para isso, é necessário acompanhamento periódico com reumatologista para ajuste adequado da anticoagulação através do controle do RNI, além de orientações quanto alimentação, visto que a varfarina sofre interferência de vários fatores ambientais, como medicamentos e alimentação.

Dra. Carla Baleeiro

Médica especializada em Clínica médica e Reumatologia.

Agendar Consulta