Lúpus Eritematoso Sistêmico

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune crônica que acomete principalmente mulheres jovens e pode afetar qualquer órgão do corpo humano. Dessa forma, os pacientes apresentam manifestações clínicas variáveis, desde envolvimento leve das articulações e da pele até acometimento renal, hematológico ou do sistema nervoso central.
Alterações imunológicas, especialmente a produção de uma série de anticorpos, como, por exemplo, o fator antinuclear (FAN,) são uma característica importante da doença. O diagnóstico de LES é geralmente baseado em um conjunto de achados clínicos e laboratoriais, principalmente após a exclusão de diagnósticos alternativos que podem mimetizar a doença, como por exemplo as infecções, neoplasias, drogas, entre outros.
Devido ao curso variável da doença, o manejo eficaz do LES requer monitoramento clínico e laboratorial regular com médico Reumatologista através de consultas periódicas. O objetivo é avaliar a atividade da doença, orientar a terapia adequada, aliviar os sintomas, reduzir o risco de danos aos orgãos, prevenir e tratar recaídas, avaliar os efeitos colaterais relacionados à terapia medicamentosa, estimular a adesão aos medicamentos, promover bem estar e melhor qualidade de vida aos pacientes.

Dra. Carla Baleeiro

Médica especializada em Clínica médica e Reumatologia.

Agendar Consulta