Gota

A gota é uma doença inflamatória que acomete principalmente as articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal. O quadro clínico inicial é caracterizado por uma crise aguda e autolimitada de edema, calor, dor e eritema sobretudo nas articulações dos membros inferiores, sendo o hálux (dedão do pé) a articulação mais frequentemente envolvida na primeira crise. Alguns pacientes, quando não tratados de forma adequada, desenvolvem uma forma de poliartrite crônica e/ou depósitos de cristais de ácido úrico em outros tecidos, como pele, tendões e rins.
O diagnóstico da gota é feito por um história clínica sugestiva de crises de dores articulares, associada níveis elevados de ácido úrico no sangue, tofos gotosos, e alterações em exames de imagem das articulações acometidas.
O tratamento medicamentoso é importante e tem o objetivo de diminuir a dor e inflamação nas crises de artrite aguda, além de reduzir os níveis de ácido úrico no sangue para prevenir episódios futuros e evitar danos articulares. É importante a orientação quanto aos fatores comportamentais e ambientais que podem propiciar ao aumento do ácido úrico no sangue e nas articulações, precipitando novas crises, como alguns alimentos, medicamentos, bebidas alcoólicas, entre outros fatores de risco.

Dra. Carla Baleeiro

Médica especializada em Clínica médica e Reumatologia.

Agendar Consulta