Fibromialgia

A fibromialgia (FM) é a causa mais comum de dor musculoesquelética crônica generalizada, frequentemente acompanhada por fadiga, alterações do sono e do humor, além de distúrbios cognitivos, como dificuldade de atenção e concentração. Apesar dos sintomas de dor nos tecidos moles (ex: articulações, músculos, ligamentos e tendões), não há evidências de inflamação nesses tecidos.

O diagnóstico de FM é eminentemente clínico, através de uma história clínica e exame físico bem feitos. Os exames laboratoriais são solicitados para afastar outras patologias que podem causar sintomas semelhantes, mimetizando a FM.

A FM é um distúrbio de dor crônica que precisa da participação ativa do paciente no tratamento pois as intervenções terapêuticas mais eficazes são os exercícios físicos aeróbicos, associado a sessões de alongamento e fortalecimento muscular.

Outras terapias não farmacológicas também podem ser indicadas, como acupuntura, terapia cognitivo comportamental e acompanhamento psicológico. As medicações são utilizadas para redução da dor, melhorar o sono, humor e disposição do paciente para permitir a prática de exercícios físicos. Os pacientes respondem melhor a um programa de tratamento multidisciplinar individualizado que inclui o reumatologista, educador físico, fisioterapeutas e especialistas em saúde mental.

Dra. Carla Baleeiro

Médica especializada em Clínica médica e Reumatologia.

Agendar Consulta