Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune, inflamatória crônica, sistêmica, que tem predileção por mulheres de meia idade e acomete principalmente as articulações sinoviais de forma simétrica (ex: mãos, pés, joelhos) causando dor, edema, calor, vermelhidão e rigidez matinal. A artrite pode evoluir com destruição e deformidades articulares, se não tradada corretamente, além disso, outros órgãos também podem ser acometidos como pulmão, coração, pele, olhos, sistema nervoso, entre outros.

O diagnóstico é feito através de um conjunto de sinais e sintomas articulares, exames de sangue com provas inflamatórias elevadas, autoanticorpos positivos (ex: fator reumatoide anti-CCP) e alterações em exames de imagem (ex: radiografias, ultrassonografia e ressonância nuclear magnética).

O reconhecimento precoce e o tratamento com medicamentos antirreumáticos orais modificadores da doença e medicamentos imunobiológicos são importantes para o controle da doença e a prevenção de lesões e incapacidades nas articulações.

Além disso, a fisioterapia e terapia ocupacional contribuem para que o paciente possa continuar a exercer as atividades da vida diária, através de programa de proteção articular, exercícios aeróbicos, alongamentos e fortalecimento muscular. Na artrite reumatóide, assim como em várias outras doenças reumáticas crônicas, o seguimento pelo médico Reumatologista é imprescindível e deve ser contínuo.

Dra. Carla Baleeiro

Médica especializada em Clínica médica e Reumatologia.

Agendar Consulta